Casa de Oração
Texto Bíblico: Mt 21: 12-17 (ACF)
¹² E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
¹³ E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
¹⁴ E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os.
¹⁵ Vendo, então, os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se,
¹⁶ E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
¹⁷ E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite.
INTRODUÇÃO
O texto escrito por Mateus, também está escrito em Mc 11.15-18 e Lc 19. 45,46 e Jo 2. 13-22. Em todos eles, observa-se a purificação do Templo e o zelo de Jesus diante do que estava acontecendo no Pátio dos Gentios (um átrio - lado exterior – onde podiam judeus e gentios do sexo masculino).
O texto é claro em mostrar, de um lado, o comércio desenfreado no Templo (hieron, diferente de naos que significa santuário): barracas, cambistas, comércio de pombas; e do outro lado Jesus que, com autoridade, faz uma “limpeza”, expulsando os comerciantes e afirmando: A minha casa será chamada casa de oração (Is 56.7), mas vós a tem convertido em covil de ladrões (Jr 7.11), demonstrado que esse comportamento não era puramente emocional, no entanto, tinha com base as Sagradas Escrituras.
O apóstolo João, descreve essa história mostrando que Jesus foi questionado pelos judeus, pedindo-lhe um sinal. Sinal este que está descrito em Jo. 2.19-22 onde o Templo descrito (naon) não era o literal, e sim, Jesus falou do seu corpo.
Esta mesma metáfora é descrita pelo Apóstolo Paulo em 1Co 6.19: Individualmente, nosso corpo é Templo e morada do Espírito Santo.
Nossa pena, pois, meditará neste texto bíblico, tendo como aplicação, não um templo literal (lugar de adoração coletiva), mas o nosso próprio corpo.
JESUS OBSERVADOR
Algumas vezes, o Novo Testamento mostra Jesus observado pessoas e coisas: A oferta da viúva (Mc 12. 41-44), Natanael (Jo 1. 47-48), as multidões (Mt 9.36), vendo sem está perto (Mc 6.48 - os discípulos remando com dificuldade) etc.
Em Mc 11.11, ao chegar em Jerusalém, Jesus dirigiu-se ao Templo e viu tudo ao redor. Nada escapa daquele que tem olhos como chama de fogo. (Ap. 1.14). Não há como se esconder de sua Presença. (Sl 139. 7-12).
Logo, nós, como Templo do Espírito Santo somos observados por Jesus e nada está encoberto diante dele (Hb 4.13).
JESUS QUE ENTRA NO TEMPLO
Como dono da casa (minha casa), Jesus tem autoridade de entrar e sondar a casa (minha vida, meu coração) a qualquer momento. O que ele encontrará?
Barracas armadas - Quantas vezes nosso coração abriga esse tipo de comércio: compra e venda de mercadorias. Compramos barato e vendemos caro, compramos fofoca e vendemos calúnia, vendemos nosso irmão, vendemos nossa liderança, vendemos mentiras, invejas, iras etc. É neste cenário que Jesus chega e, sem pedir licença, ele expulsa esses mercadores, derruba suas barracas, pois era uma profanação do sagrado.
Mesa de Cambistas – Em termos aplicáveis ao nosso corpo, é o mercantilismo com Deus. Só faço algo, se Deus fizer. É a via de mão dupla, o toma-lá-dá-cá. Não faço nada de graça. No entanto, existe uma infinita diferença entre que somos e quem Deus é. Um simples exemplo: Somos barros, ele é o oleiro. O câmbio não pode ser utilizado em nosso relacionamento com Deus. Apenas rogamos dEle, suas Santas misericórdias em nossa vida.
Vendedores de pombas – Olha a pomba!! Era o grito daquele que tinha uma pomba engaiolada para vendê-la. Como símbolo do Espírito Santo, a pomba deve estar solta, ter liberdade de atuar em nosso coração. Que nosso viver diário não seja apenas uma retórica moralista, um discurso santificado, e sim, uma vida regida pelo Consolador. Pomba solta é sinal do poder do alto em nossa vida.
TEMPLO PURIFICADO
Após a purificação, cegos e coxos foram curados. Infelizmente, ficamos tão acostumado como esse comércio em nosso coração, que a consequência é ficamos cegos e coxos espiritualmente. Não conseguimos ver o intangível, não conseguimos trabalhar para o Reino de Deus.
Diante deste milagres, meninos começaram a dizer: Hosanas ao Filho de Davi. O que gerou uma indignação dos sacerdotes que foram reclamar com Jesus. Neste momento, Jesus citou o Sl. 8. 2,3. Nunca leste que dá boca dos pequeninos sai o perfeito louvor?
Quando o templo é purificado, o verdadeiro culto acontece: Um culto de louvor e engrandecimento ao Deus vivo e verdadeiro.
BIBLIOGRAFIA
Comentário de Mateus de Champlin
Comentário de Mateus de Matthew Henry
Comentário de Mateus de Hernandes Dias Lopes
Comentário de Mateus de A. T. Robertson

Nenhum comentário:
Postar um comentário