terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O que é Pericorese?



Etimologicamente, o termo Pericorese significa "girar", "rotação". Foi utilizado, teologicamente, por João Damasco (Sec. VIII) para descrever a doutrina da Trindade.
No contexto da Trindade, pericorese se aplica à natureza de Deus e é apenas sobre ele. Nenhum outro ser existente tem pericorese. Pessoas diferentes, por exemplo, podem compartilhar uma natureza comum, mas são indivíduos e seres distintos. Embora cada um dos membros da Trindade compartilhe a mesma natureza (divindade), existe dentro da Trindade uma qualidade única de habitação mútua de cada membro da Trindade, à medida que a distinção dos membros é mantida.
Hodge, em sua Teologia Sistemática, afirma que “Como a essência da Divindade é comum a várias pessoas, elas têm uma inteligência, vontade e poder comuns. Não há em Deus três inteligências, três vontades, três eficiências. Os três são um Deus e, portanto, têm uma mente e vontade. Esta união íntima era expressa na Igreja grega pela palavra perichoresis, que as palavras latinas inexistentia, habitatio e intercommunio eram usadas para explicar.
Popularmente falando, pericorese é uma palavra antiga usada para definir uma brincadeira de roda de crianças, a qual uma criança fica no meio e as outras giram ao seu redor, e depois de um certo momento, a criança que estava no meio sai do centro e volta para roda, sendo substituída por outra da roda que vai para o centro.
O mesmo se dá com a Trindade, ora Jesus está no centro e o Espirito Santo e Deus Pai estão ao redor lhe apoiando e assim sucessivamente.
Em cada momento um está no “centro da roda”.
Podemos assim dizer que, hoje é o Espirito Santo que está no centro até a Volta de Cristo.

.

Nenhum comentário: